domingo, 4 de agosto de 2019
sábado, 3 de agosto de 2019
Revitalização da Lagoa do Bebedouro está mudando a paisagem do local
Prosseguem as obras de revitalização da Lagoa de Bebedouro, parte da iluminação já foi implantada.
A Prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria de Infraestrutura, continua revitalizando espaços públicos da cidade. Agora é a vez da Lagoa do Bebedouro.
A parte da iluminação da Av. João Batista Silva (Av. Rosápolis) já foi implantada
As obras desta primeira etapa estão sendo tocadas com recursos próprios do município e tem como objetivo fazer a urbanização do entorno da Lagoa do Bebedouro, incluindo a limpeza das margens da lagoa que devido as décadas de abandono estava tomada pelo mato e lama, drenagem das águas pluviais, construção de um calçadão em seu entorno,e implantação de posteamento e rede de iluminação, quadras, parque infantil e academia popular.
Além da revitalização as obras irão promover a preservação ambiental das suas nascentes. A lagoa recebe águas das chuvas durante o inverno e no verão recebe águas do Rio São José e Parnaíba quando das grandes marés, o que mantém a lagoa cheia o ano inteiro. No inverno ela despeja o excesso de suas águas no rio São José através de um sangradouro, evitando que ela transborde causando alagamento aos moradores de seu entorno.
A Lagoa do Bebedouro, um dos mais belos recantos de Parnaíba é de uma beleza ímpar e tem potencial para exploração turística oferecendo mais opções de lazer para os parnaibanos e visitantes. O nome da lagoa se deu por conta de que no passado, ela servia de bebedouro para o gado que pastava nessa zona eivada de rusticidade. No seu entorno prosperaram muitas cocheiras de gado que com crescimento da cidade quase todas tiveram que se deslocar.
A lagoa tem cerca de 3 quilômetros de extensão sendo de grande relevância para a população da região, em especial dos bairros Santa Luzia, Bebedouro e São Vicente de Paula.
Edição:Victor Hugo/Portal Parnaiba No Foco
Fonte: José Wilson/Jornal da Parnaíba
Fotos: Gleitowney Miranda
Secretário de educação Rafael Alves comunica que as aulas do segundo semestre de 2019 vão ser iniciadas nesta segunda-feira, dia 5 de agosto.
A Secretaria Municipal de Educação já tomou todas as providências para que as aulas do segundo semestre de 2019 sejam iniciadas na segunda-feira, dia 5 de agosto. A informação é do secretário Rafael Alves, que tranquilizou pais de alunos quanto ao retorno das atividades escolares.
“Estamos fazendo a formação com o pessoal administrativo da secretaria, com merendeiras, zeladores e secretários. Estamos passando as informações de como vamos preceder no segundo semestre. Semana passada, realizamos uma reunião com os diretores das escolas e já orientando a todos sobre o lanche, transporte escolar e administrativo”, frisou o secretário, destacando que nesta quinta-feira (1º) vai acontecer uma formação com professores, que se estenderá até sexta-feira.
Na avaliação do secretário o primeiro semestre foi bem tranquilo em relação às demandas que a Secretaria teve, “mesmo com algumas dificuldades com relação à troca de secretário, porém, tudo foi superado e nada afetou o aprendizado das crianças”.
Com relação ao transporte escolar, Rafael disse que, apesar dos investimentos da prefeitura, na aquisição de novos ônibus, “a quantidade que temos não resolve o problema. A prefeitura, por determinação do prefeito Mão Santa adquiriu 2 ônibus novos e há a previsão de chegar mais 1 até final de agosto para ser incorporado à frota. E assim, ficaremos com 20 ônibus, poque já existiam alguns das gestões passadas que estão sucateados e que constantemente estão passando por manutenção”, pontuou
Os problemas com o transporte escolar se deve também ao fato dos alunos do estado continuarem sendo transportados para suas escolas pelo município, porque o governo do Estado não dispõe de transporte escolar em Parnaíba. “Hoje 60% dos alunos que utilizam o transporte do município são alunos do estado, tanto na rota rural como urbana. Isso sobrecarrega nossos ônibus porque não temos uma contrapartida por parte do estado. Quando nossos ônibus quebram, uma rota fica fora do trajeto porque ainda não temos ônibus reserva, mas nossa previsão agora é deixar pelo menos dois ônibus de reserva para esses casos”.
A merenda escolar foi outro ponto abordado. “A merenda foi entregue no primeiro semestre de forma tranquila e foi entregue em todas as escolas. Quanto à qualidade, alguns estranham porque antigamente, na hora da merenda, era servido não uma merenda, mas um verdadeiro almoço. Como tivemos problema financeiro fizemos um cardápio com lanche, mas estamos preparando para o segundo semestre um novo cardápio, para suprir as necessidades das crianças”.
Finalizando o secretário disse que as escolas municipais já estão todas organizadas para dos desfiles cívicos do aniversário da cidade, que foram transferidos do dia 14 para o dia 13, no Centro Cívico. Este ano as 12 escolas do município vão homenagear o parnaibano e ex-ministro João Paulo dos Reis Veloso, recentemente falecido.
Edição:Victor Hugo/Portal Parnaiba no Foco
Fonte:Bernardo Silva
sexta-feira, 2 de agosto de 2019
Colombianos São presos em flagrante por agiotagem e ameaça a pessoas com dívidas no Ceará
o Ceará tornou-se alvo de mais um grupo criminoso, formado por estrangeiros. São dezenas de colombianos que entraram no Brasil de forma ilegal e que hoje se espalharam pela Capital cearense, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e cidades do Interior praticando crimes como agiotagem, ameaças e formação de quadrilhaEm apenas dois dias, quatro deles foram presos no Interior quando praticavam o crime de agiotagem. Dois foram detidos na última quarta-feira (31) na cidade de Crateús. Ontem (1º), mais dois acabaram presos em Quixeramobim, no Sertão Central do estado (a 201Km de Fortaleza). Com eles, a Polícia encontrou altas somas de dinheiro em espécie, fruto da cobrança de juros exorbitantes de empréstimos fraudulentos.
A denúncia da população de Quixeramobim levou policiais do Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) a um endereço onde foram detidos os colombianos Juan Andres Garcia Ballesteros, 29 anos; e Andres Maurício Marquez Montoya, 30. Com eles, a Polícia apreendeu cerca de R$ 5,4 mil em espécie, além de material de publicidade (panfletos) e anotações da contabilidade da agiotagem na cidade.
Os dois foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim, onde foram autuados em flagrante.
Fonte: Fernando Ribeiro
Depois do Assai e Mateus, quem vem agora é a Zenir Móveis e Eletro para Parnaíba.
Zenir, uma das maiores empresas de varejo do Ceará está se instalando em Parnaíba, A Zenir Móveis e Eletros foi fundada em 1992, na cidade de Iguatu, no estado do Ceará.
Seguindo o firme propósito de expandir-se organizadamente com a abertura de novas filiais no interior e na capital e, ainda, objetivando um engrandecimento cada vez mais responsável e consistente, a Zenir tornou-se uma das maiores empresas de móveis e eletrodomésticos do Estado.
Com 37 lojas no estado do Ceará a Zenir agora está se expandindo para o estado do Piauí e instalando sua primeira loja fora do estado em Parnaíba.
Essa história de sucesso é conduzida desde o princípio por José Alves de Oliveira – o Zenir. Homem simples, natural de Jucás e filho de um casal de agricultores. Desde cedo, trabalhou com seus pais na lavoura e, aos 14 anos de idade, saiu para trabalhar na loja de móveis do seu tio em Iguatu, tendo se destacado profissionalmente e assumido a gerência.
Todo esse trabalho e determinação foram valorizados pelos fornecedores que, através do fornecimento de seus produtos, viabilizaram a abertura da sua primeira loja e contribuíram para seu sucesso contínuo.
Fonte:Jornal da Parnaíba
quinta-feira, 1 de agosto de 2019
Pedreiro é agredido com barra de ferro e tem moto roubada durante assalto em Luis Correia/PI
O pedreiro Antônio Fernando Lopes foi agredido a golpes de ferro na cabeça e teve sua moto e outros pertences roubados por dois indivíduos por volta das 4h de terça-feira (30/07) no centro do município de Luís Correia, litoral do Piauí, próximo ao Centro Estadual de Educação Profissional Zulmira Xavier. Ele foi encaminhado para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde Verde (HEDA).
Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) conseguiu prender por volta das 22h, um indivíduo identificado como Mateus, na Praça Núbia Suely, centro de Luís Correia. Inclusive a moto estava com ele. O caso foi conduzido para a Central de Flagrantes. O acusado afirmou que a achou ligada e saiu com a mesma. Confessou ter roubado a moto e que já praticou vários crimes.
Por Daniel Santos/PCN
Secretária de Infraestrutura Gracinha Moraes Souza detalha projeto da nova Lagoa do Bebedouro
A Secretária de Infraestrutura do Município, Gracinha Moraes Souza, explicou ontem com detalhes como será a execução do projeto da nova Lagoa do Bebedouro, cujos recursos são oriundos do próprio município. Ela acaba de retornar de viagem e participou ontem da reunião de secretários municipais com o prefeito Mão Santa, para tratar da vinda do Presidente Bolsonaro a Parnaíba, no próximo dias 14.
De acordo com a Secretária, “na primeira etapa a gente vai fazer a limpeza geral nos arredores e também construção do calçadão de frente. Serão construídas duas quadras, um parque infantil, e também estamos aguardando os equipamentos de academias de saúde”, explicou.
Já na segunda etapa, de acordo com Gracinha, serão destinados os locais para ambulantes, “e vamos tentar fazer pistas para caminhadas de trilha, e também limpar a própria lagoa. Já vamos procurar drenos para limpar a parte que está com lama. Vamos fazer a limpeza para possibilitar o banho na lagoa. Vai ter também um pier para voltar as navegações, de lanchas pequenas. Há também um grupo que está interessado em explorar pedalinhos que já se comunicou conosco e terá um grande pier, tanto para turista como locais para fazer a parte náutica”, destacou.
Gracinha finalizou dizendo que existe um projeto maior em Brasília, que abrangeria a lagoa total. Nesse primeiro momento, o projeto da Seinfra está sendo executado por etapas “que é para cumprir o nosso projeto e fazer funcionar, Porque se a gente for mexer num projeto maior agora, nós não iríamos cumprir e utilizar a lagoa.
Então, o que a gente está fazendo é para utilizar a parte da frente e lateral e vai seguindo até os fundos”, finalizou..
Edição:Victor Hugo/Portal Parnaiba no Foco
Fonte:Bernardo Silva