sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Guarda Patrimonial evita tragédia em briga entre flanelinhas armados de Facas na Praça da Graça

 

Na manhã desta sexta-feira (25/09), dois flanelinhas se envolveram em uma confusão na praça da Graça no centro de Parnaíba, os elementos estavam armados com facas e pedaços de ferros, Os nomes dos envolvidos não foram informados.



Para que não acontecesse algo pior entre os dois flanelinhas, populares acionaram uma equipe da guarda patrimonial, que se encontrava no outro lado da praça, Os guardas conseguiram dominar os dois brigões e tomaram as duas facas que eles portavam.

WhatsApp%2BImage%2B2020-09-25%2Bat%2B09.39.12
 
A polícia Militar foi acionada e conduziram os flanelinhas para Central de Flagrantes.


A Guarda Patrimonial tem prestado relevantes serviços a cidade, além de cuidar do patrimônio do município, colabora com a manutenção da ordem e dá segurança da população.

Edição: Victor Hugo/Portal Parnaíba no foco 
Fonte: Portal do Águia 

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Mais infraestrutura e dignidade para a população em Parnaíba


A cidade de Parnaíba esta com mais ruas pavimentadas com calçamento e muitas outras recuperadas. A Prefeitura de Parnaíba amplia a trafegabilidade para pedestres e veículos em suas vias públicas e melhora significativamente a mobilidade urbana no município. Avante, Parnaíba!






Edição: Victor Hugo / Portal Parnaíba no Foco 

Fonte: Diário Da Parnaiba

Guarda Patrimonial de Parnaíba age rápido e evita roubo em loja de celulares na Av.João Silva filho


Na madrugada desta segunda-feira (21/09), por volta das 00:00h, uma equipe da Ronda Patrimonial da Prefeitura de Parnaíba, composta pelos guardas Maranguape, Césio e J. Batista, conseguiram intervir um arrombamento seguido de furto em uma loja de celulares próximo ao antigo PPO da Avenida Dr. João Silva no Bairro Piauí.


O proprietário do estabelecimento, Sr. Siqueira, agradeceu a atenção e a intervenção dos guardas. Durante a ocorrência, a equipe percebeu uma movimentação estranha, onde o suspeito, ao avistá-los empreendeu fuga, pulando os muros de algumas residências, deixando os objetos furtados para trás. Logo em seguida, o proprietário chegou ao local e a equipe deixou a cargo do mesmo as medidas cabíveis.



A Guarda Patrimonial tem prestado relevantes serviços a cidade, além de cuidar do patrimônio do município, colabora com a manutenção da ordem e dá segurança da população.


Edição: Victor Hugo/Portal Parnaíba no Foco

Fonte: Folha de Parnaiba

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Coca cola encerra produção no Piauí e 100 funcionários são demitidos


A única fábrica da Coca-Cola no Piauí anunciou o encerramento da produção de refrigerantes. Com a decisão, 100 trabalhadores foram demitidos e comunicados formalmente na última segunda-feira, 14.

A fábrica no Piauí, empresa Solar Coca-Cola, funcionava na Avenida União, no bairro Água Mineral, na zona Norte de Teresina. Em atividade desde 1976 ( 44 anos), a empresa empregava 600 trabalhadores na produção.
“Todos estão sendo tratados com integral respeito e consideração e, além das devidas verbas trabalhistas, a empresa ofereceu um pacote adicional de benefícios. Essa decisão é tomada como parte da constante e necessária busca de eficiência, sinergias e competitividade”, informou a nota da empresa.
Mesmo após o fim da fabricação no estado, as atividades de vendas, logística e distribuição, que empregam cerca de 500 colaboradores, são mantidas.
“Especialmente no caso da Logística, investimentos adicionais devem ser feitos para atender o novo modelo da operação. Com investimentos de mais de R$ 33 milhões nos últimos três anos no estado do Piauí, a empresa seguirá atendendo normalmente os mais de 8 mil pontos de venda em todo Estado”, disse a nota.
O encerramento das atividades de fabricação não tem relação com a pandemia do novo coronavírus, conforme informou a empresa.
“O Piauí é muito importante para a Solar. Continuaremos e investir no mercado, na parceria com nossos clientes e, assim, manter o atendimento de toda a população piauiense com toda a atenção e qualidade dos nossos produtos e serviços”, destaca Fabio Acerbi, Diretor de Relações Externas da empresa.
Além de Coca-Cola, a Solar fabricava os refrigerantes Fanta Uva, Fanta Laranja e Kuat.


Edição:Victor Hugo/Portal Parnaíba no foco


Fonte: Cidade Verde

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Praça do Amor 2 dará mas oportunidade de Renda, para trabalhadores informais Parnaibanos



Mais espaços de convivência social e lazer para a população. A Prefeitura de Parnaíba, através da SEINFRA, está realizando melhorias de infraestrutura na área da Praça do Amor 2, espaço público na Avenida São Sebastião.



 Parnaíba está a cada dia mais bonita, com melhor autoestima, em pleno desenvolvimento, com muitos empreendimentos se instalando no município e gerando empregos, e com excelentes perspectivas de futuro. Eu 💙PHB! Avante, Parnaíba!


Edição: Victor Hugo / Portal Parnaíba no Foco

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Volta ás aulas presenciais no Piaui está prevista para o dia 22 de setembro


Educação do Piauí prepara protocolos para retorno das aulas presenciais, A previsão é para o dia 22 de setembro o reinício das atividades escolares nas redes públicas e privada.

Com a assinatura do decreto que detalha a retomada de todas as atividades econômicas no estado do Piauí pelo governador Wellington Dias, na terça-feira (7), o setor educacional já trabalha com uma data para o retorno das aulas presenciais. Protocolos e ações terão como foco o dia 22 de setembro para o reinício das atividades escolares nas redes públicas e privada.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, revela que está sendo realizado um trabalho intenso junto ao Comitê de Operações de Emergência (COE) e ao governador Wellington Dias, que tomaram a decisão de colocar a educação para última etapa, dando tempo necessário para as escolas fazerem a preparação.

“Para que haja esse retorno, tem que ser seguro. Para isso, serão adotados protocolos de segurança. Estamos com o comitê de crise e uma minuta está sendo finalizada para ser discutida com a comunidade, escolas, Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e os municípios, pois tem a questão do transporte que é uma operação complexa. Primeiro é o protocolo sanitário, pois devemos cuidar da vida. Depois o protocolo pedagógico, para o estudante recuperar a aprendizagem. Segue o protocolo de RH para cuidar dos profissionais e grupos de risco. Por último, o protocolo de contingência, porque a escola é um ambiente de aglomeração, temos que estar preparados se houver contaminação, nada poderá ser aleatório”, descreve o secretário.



Os protocolos serão parâmetro para todas as redes educacionais do Piauí. Só a estadual compreende 650 escolas, anexos, gerências regionais, polos da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), centros especializados. Um total de 228 mil estudantes e mais os profissionais.

O decreto

O novo decreto estabelece a flexibilização das medidas de isolamento e de restrição das atividades e reforça que todo o processo se dará de forma gradual e segmentada. No documento, fica também registrado que, em caso de crescimento da transmissibilidade da doença ou aumento da taxa de ocupação de leitos de UTIs, o governo poderá rever a flexibilização e adotar medidas mais rigorosas.

“Estamos apresentando um cronograma de várias etapas para a retomada de todas as atividades econômicas no estado, mas isso não significa que a pandemia e o isolamento acabaram. Na verdade, agora temos que ter mais cuidado e prudência para não jogar todo o trabalho que foi feito até agora por água abaixo. É de extrema importância que a população colabore para que não sejamos obrigados a dar um passo atrás. A segurança dessa retomada depende da atitude de cada um. Ninguém deve sair de casa se não for necessário. O isolamento continua”, alertou Wellington Dias.

No cronograma, o fluxo de flexibilização considera três classificações conforme o impacto econômico e dependerá do risco epidemiológico avaliado por regiões assistenciais de saúde.

Cronograma

Retomada das atividades divididas de forma organizada:

Grupo I – flexibilizados em 4 momentos (06/07 – 13/07 – 20/07 – 27/07)
Grupo II – flexibilização em 2 momentos (10/08 – 24/08)
Grupo III – flexibilização em 2 momentos (08/09 – 22/09: Educação)

– No grupo I, estão alocadas as atividades consideradas de alto impacto e suas atividades correlatas: indústria de transformação e extrativa, construção civil, comércio, agricultura, pecuária e produção florestal. Foram acrescidas as atividades de saúde humana e animal dada sua relevância para a sociedade.

– No grupo II, as atividades de médio impacto econômico, como: administração pública, defesa e seguridade social, atividades administrativas e serviços complementares, informação e comunicação, atividades de serviços pessoais, alojamento e outras atividades de serviço.

– No grupo III, por sua vez, contempla as atividades econômicas de baixo impacto tais como: artes, cultura, esporte e recreação, serviços domésticos. As atividades de educação foram acrescidas ao grupo III, pois propiciam à propagação da doença.

O cronograma foi apresentado e aprovado em conjunto pelo Comitê de Operações de Emergência (COE) que, de forma ampliada, contou com a participação de membros do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Assembleia Legislativa, OAB, PRF, Ministério Público do Trabalho, APPM, Prefeitura de Teresina, dirigentes lojistas, autoridades em saúde, a vice-governadora, Regina Sousa, parte do secretariado, entre outros órgãos públicos e privados.


Edição: Victor Hugo / Portal Parnaíba no foco

Fonte: Ascom/ Governo do Estado do Piauí

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Senador busca destravar cargos para implantação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba


COM O OBJETIVO DE VIABILIZAR A IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA (UFDPAR), O SENADOR CIRO NOGUEIRA (PROGRESSISTAS) PARTICIPOU, NESTA QUINTA-FEIRA (06), DE UMA REUNIÃO POR VIDEOCONFERÊNCIA COM O SECRETÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO MEC, WAGNER VILAS BOAS, E OS SENADORES VANDERLAN CARDOSO (GO), EDUARDO GOMES (TO), FERNANDO BEZERRA (PE) E WELLINGTON FAGUNDES (MT).


O propósito do encontro foi destravar a criação de cargos em cinco universidades, entre elas a do Delta do Parnaíba.

De acordo com Ciro, o único cargo criado na UFDPar foi o de reitor, o que, na prática, a mantém vinculada à UFPI. “Sem a criação de mais cargos, a universidade fica sem as condições necessárias para poder ter um funcionamento autônomo”, argumentou.

o Senador ressaltou que Parnaíba tem se tornado cada vez mais uma cidade universitária, uma vez que cerca de 10% dos moradores da cidade são estudantes do ensino superior. Para o senador, concluir a implantação da faculdade do Delta é fundamental para a qualificação dos alunos e para o desenvolvimento de Parnaíba.

Os senadores se comprometeram a continuar buscando soluções para destravar a criação dos cargos. Uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve ser agendada em breve com esse objetivo.



Edição:Victor Hugo / Portal Parnaíba no Foco


Fonte: AsCom