sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Mão Santa bate o martelo: Gracinha será candidata a deputada Estadual

A filha e secretária de Infraestrutura de Parnaíba ensaiava candidatura à Câmara Federal. Porém, o grupo político liderado pelo prefeito Mão Santa (DEM) decidiu outro plano para Gracinha Moraes Souza, também filiada ao Democratas, que será União Brasil em 2022. 



A filha de Mão Santa segue o caminho do pai e será candidata a deputada estadual no próximo ano. Na década de 1970 o gestor parnaibano foi deputado estadual, só em 1988 foi eleito prefeito.




Cidade Verde

Prefeitura apoia projeto de Associação dos Surdos e cederá imóvel para primeira Escola Bilíngue voltada à Libras em Parnaíba

 


A Prefeitura de Parnaíba está apoiando a Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de Parnaíba no encaminhamento do projeto elaborado pela instituição que tem como objetivo principal a criação da primeira Escola Bilíngue de Parnaíba. Para tanto, o prefeito Mão Santa se comprometeu a ceder um imóvel do município que vai abrigar o local onde os surdos terão a oportunidade de aprender a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

A presidente da associação, dona Lindalva Santos, explica que há anos trabalha na elaboração do texto, em parceria com um professor doutor em libras da Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPAR. O projeto em questão está alinhado com os mais rigorosos padrões de ensino de língua de sinais em em todo o mundo, bem como segue as diretrizes da legislação brasileira, com destaque para lei recém sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 03 de agosto deste ano.

Dona Lindalva explica ainda que é inviável apenas a disponibilização de professores de libras nas escolas públicas, sem que antes os surdos estejam preparados. Segundo ela, existe um caminho a ser percorrido. E é por isso que a Prefeitura de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Secretaria Municipal de Educação estão dando todo suporte ao projeto da associação. Já na próxima segunda-feira (26) o documento será protocolado para que depois seja encaminhado a apreciação da Câmara Municipal.

Com isso, a comunidade dos surdos de Parnaíba, seus familiares e toda a sociedade serão beneficiados. “É como se fosse uma alfabetização, necessário que o surdo faça antes de ir pra sala de aula. Já tentaram no passado apenas colocar professores de libras nas escolas, mas muitos surdos se evadem porque não estão preparados”, explica dona Lindalva. Ela destaca que as ações voltadas aos surdos, seja no âmbito da educação ou outro, devem ser feitas com a participação das associações, conforme determina a lei federal, que será seguida pela Prefeitura de Parnaíba.


edição: Portal Parnaiba no Foco

Por Daniel Saturnino/PMP

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Bolsonaro diz que define extensão do auxílio emergencial nesta semana


O presidente afirmou que o valor do benefício foi decidido em reunião no último sábado com os ministros.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 18, que o Executivo vai resolver a extensão do auxílio emergencial ainda nesta semana. De acordo com Bolsonaro, o valor do benefício, não informado por ele, foi decidido em reunião no último sábado com os ministros Paulo Guedes, da Economia, e João Roma, da Cidadania.

"Se Deus quiser, resolveremos essa semana a extensão do auxílio emergencial", disse o presidente na cerimônia de lançamento do programa Jornada das Águas, em São Roque de Minas (MG). Hoje, o auxílio emergencial paga de R$ 150 a R$ 375 mensais. "Devemos resolver também esta semana a questão do preço do diesel", acrescentou Bolsonaro.

Criado para amortecer os impactos econômicos da covid-19 sobre os mais vulneráveis, o auxílio emergencial vence em outubro. João Roma já havia dito ao Estadão, no fim de setembro, que a possibilidade de prorrogar o benefício era discutida no governo

O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), afirmou ao Estadão que o auxílio emergencial poderá ser prorrogado por 60 dias com um valor menor enquanto o Executivo discute a viabilidade do Auxílio Brasil.

"Esta semana vai concorrer muito para ter uma solução, está todo mundo cobrando", disse Gomes. "Pode ter uma prorrogação de 60 dias com um valor modificado, menor, e já anunciar o novo programa", declarou o senador, destacando que a solução final ainda não está definida.


edição:Portal Parnaiba no Foco

fonte: Estadão