Imagem Ilustrativa Google imagens. |
domingo, 14 de fevereiro de 2021
Prefeitura de Parnaíba inicia imunização de idosos contra COVID-19
sábado, 13 de fevereiro de 2021
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021
Parlamentares votam matérias solicitando implantação de UBS no Dunnas, asfalto em ruas e limpeza dos Piscinões
Foi realizada nesta terça-feira (09) a 2ª sessão ordinária da nova Legislatura. Vários requerimentos foram discutidos, votados e aprovados pelos vereadores que se reuniram de forma virtual, devido às medidas de prevenção a pandemia de Covid-19.
Foram apresentadas e aprovadas as seguintes proposições.
O presidente Carlson Pessoa (DEM)
Apresentou diversos requerimentos: N° 001/2021, solicitando da Prefeitura de Parnaíba a construção de calçamento na Rua Maria Eliete, em Ilha Grande de Santa Isabel. O de N° 002/2021 pedindo a dedetização dos mercados públicos de Parnaíba. N° 003/2021, requerendo calçamento e construção de praça nas ruas Projetada I e II, na comunidade KM 8, no Bairro Almira Silva, situado às margens da BR 343. Já no requerimento de N°004/2021, ele solicita que seja encaminhado ao superintendente do DNIT/PI, José Ribamar Bastos colocação de redutores de velocidade na BR 323, na altura do Residencial Caminho da Alvorada, nos dois setores da pista. Lá existem mais de 800 residências, sendo registrados vários acidentes.
Zé Filho Caxingó (PL)
Pediu nos Requerimentos de N° 0020/2021, 0022/2021 e 0023/2021, respectivamente, asfalto para as ruas Monsenhor Roberto Lopes, mais precisamente no trecho que liga a Rua Padre Castelo Branco a AV. Álvaro Mendes; Maria das Graças Seixas de Aquino, no Bairro Planalto e Rua Anhanguera, no trecho entre o Conjunto Betânia I até a Avenida Francisca Borges dos Santos, no Bairro Piauí. Em relação à última matéria, o parlamentar ressaltou que na Avenida Dr. João Silva Filho ocorrem muitos acidentes neste exato trecho devido à falta de opção de ruas de escoamento do trânsito local. Completando as solicitações de Zé Filho, ele apresentou a proposição de N° 0021/2021 para que seja construída uma UBS nas imediações do Residencial Dunnas. Esta é uma área de grande densidade populacional e até o momento não é coberta pela Atenção Básica.
Renato Bittencourt (PTB)
Apresentou o requerimento de Nº 019/2021 solicitando que sejam tomadas as devidas providências para o setor competente do Executivo para que seja colocada uma camada de asfalto por cima do quebra mola existente na entrada da Pedra do Sal, na PI 116 que dá acesso à praia e também sinalização no trecho compreendido entre a ponte Simplício Dias até o final das residências a fim de evitar ocorrências de acidentes. Outro requerimento de Nº 017/2021 solicita que seja feita a reforma e ampliação da quadra esportiva da comunidade Vazantinha, no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel, que se encontra totalmente precária necessitando de uma reforma geral e visando atender aos jovens atletas daquela comunidade. A população local anseia por esse benefício. O último requerimento foi o de Nº 018/2021, que pede a construção da pavimentação asfáltica no início na ponte da Vazantinha até o final da ponte Alto do Batista, além da construção de pavimentação asfáltica na estrada do Céu, com início nos povoados Alto do Batista, São José e Boa Vista, em atendimento às justas reivindicações dos moradores.
Irmão Marquinhos (DEM)
Solicitou por meio do Requerimento Nº 028/2021 implantação de equipamento eliminador de ar nas tubulações hidráulicas das residências levando em conta que o hidrômetro não sabe distinguir a diferença entre ar e água. Conforme explicou o parlamentar, o ar ao ser empurrado pela água, entra no relógio girando mais rápido como se fosse água. Se faz necessário a instalação desse eliminador para fazer justiça nas contas de água, pois estudos mostram que a instalação desse equipamento permitirá aproximadamente 30% de economia para o consumidor.
O parlamentar pede ainda por meio do requerimento Nº 027/2021, a instalação de câmeras de monitoramento em todas as escolas e UBS da cidade Parnaíba, a fim de coibir as ações de furto, assalto e outros crimes trazendo assim mais segurança para sociedade. Por fim, na matéria de Nº 029/2021, é requerida a limpeza de todos os piscinões da cidade. Com a aproximação do inverno o acúmulo de lixo e mato impede a passagem das águas pluviais, trazendo ainda mais transtornos para a população. Outro requerimento do vereador de Nº 066/2021 pede que o setor competente da Prefeitura de Parnaíba faça a implantação dos abrigos de ônibus onde não há no conjunto Dom Rufino I, II, III e IV para que os passageiros não ficarem sob forte sol e chuva em total desconforto enquanto aguardam o ônibus.
Ricardo Veras (Republicanos)
Solicitou por meio do Requerimento Nº 030/2021 que Secretaria de Transportes e Trânsito possa modificar o itinerário das vans 07 e 16 que integram o transporte coletivo de Parnaíba, sendo remanejadas da Rua Afonso Pena passando a trafegar pela Rua Marechal Pires, recentemente asfaltada. A proposição se justifica após o pedido de moradores do Bairro São Benedito, para que seja ampliado o transporte público naquela região, facilitando o deslocamento até o Centro. Outro ganho com a alteração da linha possibilitaria elevar o fluxo de pessoas no Mercado de Fátima e, consequentemente, estimularia o aquecimento do comércio naquele local. Nos requerimentos Nº 031, 032 e 033/2021, ele pede a Secretaria de Infraestrutura a implantação de pavimentação poliédrica (calçamento), na Rua Coronel José Mardônio Lima Cajus, no Bairro Dirceu Arcoverde, Rua Coelho Bastos, no Bairro São Benedito e a conclusão da pavimentação asfáltica da Rua Coelho Bastos, mais precisamente entre a Avenida Nossa Senhora de Fátima e a Rua Padre José Vieira. Solicita também a pavimentação poliédrica da Rua Maria das Graças Seixas, no Bairro Conselheiro Alberto Silva.
O último requerimento aprovado do vereador Ricardo Veras foi o de Nº043/2021, solicitando à Secretaria Municipal de Saúde a inclusão no plano de vacinação contra Covid-19, idosos acima de 60 anos. Ricardo Veras justifica a proposição pela grande quantidade de pessoas nessa faixa etária na cidade de Parnaíba. A referida população abrange um percentual de cerca de 20% de acordo com o último censo do IBGE.
AssisCar (PROS)
Apresentou o requerimento de Nº 034/2021 solicitando o encaminhamento de correspondência ao prefeito Mão Santa e ao superintendente de Cultura, Arlindo Leão, solicitando que sejam tomadas as devidas providências no sentido de que o Executivo contrate a grande parte das bandas e grupos musicais da cidade de Parnaíba por meio de apresentação de live musical, principalmente no período carnavalesco ou enquanto durar o decreto estadual. Tal impedimento ao exercício dos profissionais desfavorece o desenvolvimento da atividade musical devido a pandemia do Covid-19. A solicitação se faz necessária em regime de urgência tendo em vista que nesse período os músicos não dependem de auxílio emergencial e, com ajuda do chefe do Executivo, eles poderão trabalhar dignamente, pois os mesmos não dependem de nenhuma outra renda. AssisCar pediu ainda que seja cedido o Centro de Qualificação Joana de Moraes Souza (Janete) para os músicos parnaibanos apresentarem suas lives.
Outro requerimento Nº 035/2021 solicita a solução do problema de alagamento existente na Rua da Bíblia, próximo ao Comercial Haroldo, entre a Avenida Doutor João Silva Filho e Rua Anhanguera, no bairro Planalto. O parlamentar requisitou também a solução para o problema de alagamento no Balão do Planalto, no trecho compreendido entre a Avenida Doutor João Silva Filho e a Rua 19 de outubro, mais conhecido como Balão do Planalto, em atendimento às reivindicações dos moradores que há muito tempo anseiam por esse benefício.
Geraldinho (PSL)
Levou para apreciação e aprovação da Câmara o requerimento Nº 059 e 060/2021, solicitando à Prefeitura execução da pavimentação asfáltica das Ruas Waldemar Miranda Escórcio, José Antônio Carneiro e Sairema, todas localizadas no Bairro Dirceu Arcoverde e da Rua Marina Aranha Viriato, no Bairro Frei Higino, em frente ao Piscinão.
As proposições visam atender justas reivindicações dos moradores.
Ascom / CMP
terça-feira, 9 de fevereiro de 2021
Câmara Municipal de Parnaíba vai discutir a ampliação da cobertura vacinal da COVID-19 que é para o público prioritário inicial de 90 anos, para também os idosos de 60 anos.
A vacinação que vai ser prioridade para idosos de 90 anos poderá também ser para idosos de 60 anos depois de votação ordinária na Câmara Municipal de Parnaíba.
Nesta terça-feira (09.fev.2021), a Câmara Municipal de Parnaíba, às 18h30, através de sessão ordinária, discutirá o requerimento do vereador Ricardo Veras (Republicanos), que pedirá a ampliação de parte das vacinas para idosos de 60 anos.
Em seu requerimento, o parlamentar propõe que seja dado uma ampliação para a cobertura desse público prioritário inicial de 90 anos, para também os idosos de 60 anos.
A 1° Regional de Saúde de Parnaíba (Central de Imunização de Parnaíba), distribuiu para o município 557 doses. Desse total o vereador vai propor que a Câmara discuta, aprove e leve o documento para o Prefeito de Parnaíba Francisco de Assis Moraes Sousa o Mão Santa e a Secretaria de Saúde do município para que essas ampliação sejam aprovadas, e que, idosos a partir de 60 também sejam imunizados nesse primeiro momento .
O total de 1.400 doses foram enviadas ontem para distribuir em todo os 11 municípios da planície Litorânea. Segundo o coordenador da Central de Imunização do Município é que, Parnaíba antecipou a imunização para (10.fev.2021).
“Está previsto a vacinação para os idosos na quinta, mas existe essa possibilidade. Vai depender da logística para que esse plano entre em ação e da discussão que acontece aqui na Câmara Municipal” disse o coordenador da primeira Regional de Saúde de Parnaíba Leôncio.
Edição: Portal Parnaíba no Foco
Fonte: Phbwebcidade
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021
Auxílio emergencial: Governo prepara três parcelas de R$ 200 em 2021 e novo nome para benefício
Auxílio na faixa de R$ 600 seria inviável
O argumento é que o governo não tem recursos para seguir pagando um auxílio ampliado com valores mais altos. Com o novo formato, o programa custaria pouco mais de R$ 6 bilhões por mês. Em 2020, as parcelas de R$ 600, pagas a 64 milhões de pessoas, custaram cerca de R$ 50 bilhões mensais.
Para ser aprovado, o Congresso precisa ser favorável a uma cláusula de calamidade pública na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo. Sendo assim, a equipe econômica condicionaria esse gasto extra com o benefício ao corte de despesas em outras áreas do governo.
Edição: Portal Parnaíba no Foco
Fonte: Diário do Nordeste
Auxílio emergencial: Governo prepara três parcelas de R$ 200 em 2021 e novo nome para benefício
Foto: reprodução
Em um esforço para reformular o auxílio emergencial, o Governo Federal pretende lançar proposta que libera três parcelas de R$ 200 para informais. A ideia é também alterar o nome do auxílio emergencial para Bônus de Inclusão Produtiva (BIP). Essa alteração tem o intuito de mudar a visão do pro
O valor de R$ 200 foi pensado para ficar próximo ao patamar de benefício médio do Bolsa Família, aproximadamente, R$ 190. Assim, os beneficiários do Bolsa Família permanecerão no programa e não terão direito ao BIP.
Auxílio na faixa de R$ 600 seria inviável
O argumento é que o governo não tem recursos para seguir pagando um auxílio ampliado com valores mais altos. Com o novo formato, o programa custaria pouco mais de R$ 6 bilhões por mês. Em 2020, as parcelas de R$ 600, pagas a 64 milhões de pessoas, custaram cerca de R$ 50 bilhões mensais.
Novos beneficiários teriam de fazer curso
Para receber o bônus, a pessoa teria de aceitar fazer um curso de qualificação profissional. Além disso, o programa seria associado ao Carteira Verde e Amarela, que flexibiliza regras trabalhistas e reduz encargos para trabalhadores de baixa renda.
Para ser aprovado, o Congresso precisa ser favorável a uma cláusula de calamidade pública na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Pacto Federativo. Sendo assim, a equipe econômica condicionaria esse gasto extra com o benefício ao corte de despesas em outras áreas do governo
domingo, 7 de fevereiro de 2021
Jovem de 20 anos morre eletrocutado em cabo de alta tensão em Parnaíba
A vítima estava fazendo um serviço na lage de uma construção quando ocorreu a tragédia
Daniel Abraão da Silva Pereira, 20 anos, natural de São Luís-MA, morreu nesta tarde domingo(7), vítima de choque elétrico. O jovem estava fazendo um serviço na parte de cima do imóvel localizado à Rua Timbira, bairro Pindorama em Parnaíba, quando teve contato com cabos de alta tensão, tendo morte instantânea no local.
Equipe do corpo de Bombeiros foi acionada para remoção do corpo do telhado com ajuda de uma equipe da Equatorial Piauí. A polícia militar acionou o IML de Parnaíba.
Vereadores aprovam importantes requerimentos em favor da população parnaibana
Na primeira sessão ordinária do ano de 2021 realizada no formato Home Office na noite desta quinta-feira (04), foram apresentados e aprovados diversos requerimentos dos vereadores em favor da população parnaibana e do crescimento e desenvolvimento da cidade. O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), conduziu os trabalhos e também conduziu a eleição para escolha dos membros das comissões permanentes que funcionarão no biênio de 2021-2022. As Comissões Permanentes são constituídas de três membros eleitos sempre na primeira sessão ordinária do mês de fevereiro.
Carnaval vai ser dia de trabalho normal em diversas cidades e estados pelo Brasil
Com a escalada de casos de Covid-19 no país, governadores e prefeitos cancelam festas e decidem suspender ponto facultativo. |
Prestes a completar um ano desde a sua deflagração, a pandemia de Covid-19 fez com que praticamente todos os eventos que iriam acontecer em 2020 fossem cancelados. E neste momento de agravamento da situação sanitária, tudo indica que o primeiro semestre de 2021 não será diferente e o primeiro grande evento a ser suspenso é o Carnaval.
Na maioria das capitais, festas, desfiles e bloquinhos já haviam sido cancelados no ano passado. Agora, em razão do aumento de casos no Brasil, governadores e prefeitos cancelaram o ponto facultativo nas datas costumeiramente destinadas à folia. Sim, isso significa que de sexta-feira (12) até quarta-feira de cinzas serão dias normais de trabalho para o serviço público em muitas capitais. Os Estados que se manifestaram pela suspensão até o momento são: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Santa Catarina e Sergipe.
Em algumas capitais, como é o caso do Rio de Janeiro, a segunda-feira, dia 15, não será ponto facultativo, mas o feriado do dia 16 está mantido. Confira a seguir as medidas anunciadas pelas capitais que tradicionalmente sediam grandes festas de rua.
Salvador
Em decisão conjunta, o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador anunciaram que não haverá ponto facultativo nas datas em que seria comemorado o Carnaval. A segunda e a terça-feira serão dias normais de trabalho. A decisão foi tomada com o objetivo de evitar aglomerações e frear o aumento de casos de Covid-19. Todos os eventos na cidade de Salvador estão vetados.
Rio de Janeiro
A prefeitura do Rio cancelou o ponto facultativo na segunda-feira (15). A terça-feira de Carnaval (16) será feriado na capital e no restante do estado. O comércio funcionará normalmente de segunda até a quarta-feira de cinzas. Tanto os desfiles das agremiações no sambódromo da Sapucaí quanto os bloquinhos de rua estão cancelados.
São Paulo
A prefeitura e o governo do estado em conjunto decidiram que não haverá ponto facultativo nos três dias de Carnaval. A prefeitura quer incentivar que os blocos façam encontros online e para isso lançou uma chamada para o festival Tô Me Guardando, que contemplará 100 agremiações com até R$ 3 mil. As transmissões devem acontecer entre os dias 12 e 28 de fevereiro.
Recife
As festas de Carnaval no Recife e em Olinda foram canceladas, inclusive o famoso Galo da Madrugada, maior bloco do mundo. As saídas dos blocos de frevo já haviam sido suspensas em dezembro. O Governo de Pernambuco revogou o ponto facultativo na segunda e na terça-feira, mas os demais municípios poderão decidir, individualmente, se acompanham ou não a determinação.
Fortaleza
As festas de carnaval em 2021 no Ceará foram canceladas pelo governador Camilo Santana. Shows e eventos sociais estão suspensos conforme o decreto. Foi cancelado ainda o ponto facultativo na segunda e na terça-feira. O governador não informou se a festa será transferida para alguma outra data no decorrer de 2021.
Belo Horizonte
Na capital mineira e no restante do estado o Carnaval não será feriado. O Governador Romeu Zema decidiu não conceder ponto facultativo e os dias 15, 16 e 17 de fevereiro serão de expediente regular. Os desfiles dos blocos de rua foram cancelados na capital.
Florianópolis
O governador Carlos Moisés determinou a suspensão do ponto facultativo no período de Carnaval. A decisão foi publicada no Diário Oficial por meio do Decreto nº 1.124/2021. Em Florianópolis, os eventos de rua estão cancelados, assim como em Balneário Camboriú e em Laguna.
Carnaval é feriado ou ponto facultativo?
Apesar de muitas cidades brasileiras pararem suas atividades durante os dias de folia, legalmente o Carnaval não está na lista de feriados nacionais. De acordo com a Lei Federal nº 9093, tornar o Carnaval feriado depende da decisão das administrações locais, que em grande parte mantêm o período como ponto facultativo. Como a pandemia de Covid-19 é uma situação extraordinária, os governantes optaram por cancelar o ponto facultativo para que não ocorram aglomerações.
Edição: Portal Parnaíba no Foco
Fonte: Viagem